Paylogos
  1. Cancelamentos e Extornos
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        • Estorno da transação Pix
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  1. Cancelamentos e Extornos

Cancelando transações cartão

O cancelamento de transações pré-autorizadas ou bem sucedidas é o processo de devolução de saldo total ou parcial na fatura do pagador, onde será lançado a primeira ou única parcela que ainda não foi fechada, ou um reembolso.
Os cancelamentos deverão surtir efeito no mesmo dia, reembolsos poderão levar uma ou mais faturas para serem refletidos, dependendo do banco emissor do cartão.
📘 Importante
Se uma transação tenha algum recebível liquidado, a Paylogos permitirá o cancelamento caso o cliente ainda tenha saldo disponível em conta gráfica.
Para realizar o cancelamento de transações liquidadas, deverá ser feita uma solicitação especial de liberação em nome do estabelecimento comercial, caso contrário, não será possível realizar este tipo de cancelamento sem uma liberação prévia.

Tipos de Cancelamento#

Cancelamento Total
O cancelamento total ocorre quando o valor total da transação que será devolvido ao cartão de crédito.
Cancelamento Parcial
O cancelamento parcial é o ato de cancelar um valor menor que o valor total autorizado/capturado. Esse modelo de cancelamento pode ocorrer inúmeras vezes, até que o valor total da transação seja cancelado.
Cancelamento parcial disponível apenas para transações de crédito capturadas.
Ao cancelar parcialmente uma transação, o amount (valor em reais) será reduzido do valor atual da transação, ficando o valor original_amount (Valor original) preservado com o valor original, sendo gerado novamente os recebíveis associados a esta venda, possivelmente retornando erro caso uma regra de split ultrapasse o valor restante da transação após cancelamento.
No cancelamento parcial, o estado da venda permanece como succeeded (sucesso) enquanto restar valor amount a ser creditado ao Estabelecimento Comercial. A venda passará para o estado de canceled (cancelado) quando o valor amount for zero, sendo disparado um evento de webhook transaction.canceled (transação cancelada) caso o recebimento destes estejam configurados, mantendo o objeto da venda no estado de succeeded.
Para cada operação de cancelamento será registrado um histórico que pode ser visualizado nas APIs de transactions (transações).
❗️ Cancelamento parcial
Transações só poderão ser canceladas parcialmente no dia seguinte após ser realizada.
Carta de cancelamento.
Após o cancelamento de uma transação, será disponibilizado aos parceiros uma carta comprovando que o cancelamento da transação foi efetivada.
Via Dashboard
1 Na aba "vendas" do dashboard, clique na transação a ser cancelada
2 Ao lado direito da tela, clique no botão “Cancelar Venda”
3 Após o cancelamento ficará visível no dashboard o botão para a emissão da carta de cancelamento.
❗️ Importante
O cancelamento parcial via dashboard só será possível apenas para transações on-line.
Via API
Para emitir o cancelamento via API estará disponível um endpoint, que poderá ser encontrado na "Referencia de API"
As regras de cancelamento (void rules) permite que o cancelamento parcial para transações splitadas.
O valor total do "amount" do seller principal da transação (on_behalf_of), deverá ser a soma dos valores (amount) dividido entre o(s) recipents (recebedores).
Ex.: recipient 1 = R300+recipent2=R500 = R$ 800 (on_behalf_of)
Abaixo o request aplicando as regras do exemplo em formato JSON.
{
    "on_behalf_of": "{{seller}}",
    "amount": 800,
     "void_rules": [
            {
                "recipient": "{{seller_id}}",
                "amount": 300
            }
           ,{
                 "recipient": "{{seller_id}}",
                 "amount": 500
            }
       ]
}
❗️ Cancelamento de transação com split via dashboard
Ao realizar o cancelamento de uma transação com split, o saldo será retirado do seller principal (on_behalf_of) da venda. Caso o mesmo tenha um valor na participação do split menor que o solicitado para o cancelamento, a plataforma (dashboard) não irá executar.
Modificado em 2025-06-04 20:06:10
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